Praticar meditação é optar por viver conscientemente. Os momentos de meditação praticados da forma tradicional são importantes porque nestes momentos tomamos a resolução de não reagir ao mundo inconscientemente.
Na pratica da meditação optamos por não reagir ao mundo com violência, não reagir ao mundo com mentira, com desonestidade, com auto indulgência e com possessividade. Tomamos uma resolução consciente para agir com pureza, com contentamento, com simplicidade, com auto consciência, com entrega. Para quem conhece o terno em sânscrito esse voto consciente é chamado de Yama e Nyama.
A meditação não está afastada da vida diária, ao contrário, ela promove um viver mais consciente. Quando reagimos ao mundo vivemos automaticamente, a capacidade de escolher as suas ações conscientemente é possível quando conhecemos a nós mesmos e o funcionamento da mente.
Na pratica da meditação estamos trazendo para um nível consciente o funcionamento de nossa mente, abrimos um espaço onde seja possível observar sem interferência os movimentos reativos da mente. Quando vamos conhecendo as camadas interiores da mente podemos apagar velhos programas que não nos servem mais.
Quando saímos do automático e ocupamos conscientemente todo o nosso corpo, desenvolvemos o estado de plena atenção. Talvez não seja possível manter esse estado o dia inteiro, é um processo gradativo que vai se aperfeiçoando com o tempo.
São pequenos momentos de insght que surgem durante o dia, esses momentos elevam nossa consciência e nos dão uma sensação de inteireza, nesses momentos agimos com sinceridade e autenticidade.
André Oliveira Copirigth2011Yogazen