Pare por um instante e observe através da sua janela a paisagem, não importa qual seja, um belo pôr do Sol um uma rua movimentada. Você é capaz de captar a beleza dessa cena? Continue olhando por mais um tempo, 10 minutos, 30 minutos e assim por diante.
Em alguns minutos você percebe que os pensamentos surgem, as distrações aparecem, e a beleza da paisagem não é mais notada. O que acontece com nossa mente que ela para de perceber as sutilezas de cada momento?
Nos acostumamos à beleza da flor e da árvore, nos habituamos a paisagem e paramos de perceber atentamente. Isso acontece em todos os âmbitos de nossa vida, caímos na rotina e não notamos as mudanças que ocorrem de um dia para o outro.
Nos automatizamos e o nosso viver se torna mecânico e artificial, deixamos de notar as pessoas e a forma como elas mudam de um dia para o outro, olhamos para o momento presente através dos nossos conceitos formados no passado.
Não se acostumem! Não se habituem! Renovem o seu olhar de momento a momento e não deixem de captar a beleza e a sutileza da cada momento. Quando observamos atentamente aprendemos com cada momento, e cada momento é um aprendizado único.
Olhem para a porta e para a cadeira com um novo olhar, olhem para as pequenas coisas da vida com plena atenção, vendo tudo como se fosse a primeira vez, com o olhar inocente de uma criança. Isso é verdadeiramente Samadhi, um percebimento puro de cada momento.
André Oliveira Copirigth2011Yogazen
Nenhum comentário:
Postar um comentário