Aquilo que é um hábito é considerado pelo indivíduo como natural e assim há uma completa identificação com suas tendências adquiridas de comportamento. O Ser humano com o tempo cai na rotina em um nível psicológico, ele se automatiza, se robotiza.
O viver se torna cada vez mais inconsciente, com o passar do tempo entramos no automático e nem percebemos o que estamos fazendo, sentindo e dizendo, a vida se torna um constante reagir, aplica-se sempre as mesmas respostas pré-programadas.
Meditar é conscientizar-se dos seus automatismos, é conhecer e anular as respostas reativas da mente, é libertar-se dos condicionamentos da mente. Isso proporciona um viver mais pleno, fica-se mais atento a cada momento, aquietando a agitação da mente.
A meditação tira a mente de seu estado de torpor ou agitação e a transforma, meditar faz a mente tornar-se vigilante e alerta e simultaneamente proporciona um estado de relaxamento e quietude mental, é o paradoxo da meditação.
Pratique meditação sempre que possível, lembre-se: todo momento é o momento certo para meditar, basta tomar consciência plena no que está fazendo. Namaste.
André Oliveira Copirigth2011Yogazen
Nenhum comentário:
Postar um comentário