As obras deste Blog são de propriedade do Yogazen. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar desde que seja dado o crédito da obra ao autor original, que seja citada a autoria e o endereço deste Blog. Você não pode alterar, transformar, modificar a ordem destes textos ou copiar imagens.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Abandonando os Hábitos da mente

Difícil é abandonar nossos velhos hábitos, deles nos tornamos dependentes, quando os deixamos sentimos uma sensação de que algo está nos faltando, nós nos confundimos com nossos hábitos de vida a ponto de sem eles ficarmos perdidos e sem referência.

Assim como uma esposa que perde seu marido sente profundamente a sua falta, pensando nele dia após dia, sentindo-se incompleta sem o esposo, nós ficamos apegados aos nossos hábitos, precisamos deles para dar sentido a nossa vida, ficamos vazios sem eles.

Nossa mente assume o papel de vilã, já que o conteúdo da mente é formado pelas nossas experiências passadas, pelas nossas memórias, enquanto nossa mente se mantiver ativa, os nossos pensamentos estarão sempre buscando repetir o passado.

O hábito é difícil de ser quebrado, exige grande energia, é preciso profunda compreensão de si mesmo, auto conhecimento, não é um ato da vontade, do esforço, o hábito é rompido quando a própria mente deixa de atuar sobre nossas ações, quando vivemos cada momento com uma consciência nova e plena.

André Oliveira é Professor de meditação em Porto Alegre desde 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEDITE

MEDITE
Pare e sente um pouco sentindo o silêncio dentro de você através do qual tudo flui, essa parte em ti que esta em paz.