Já não sabemos mais quem realmente somos, o que amamos de verdade e o que precisamos de fato, estamos nos tornando um produto da sociedade, a ponto de não sabermos o que queremos a não ser que nos digam, nos tornamos incapazes de estarmos sozinhos e felizes, precisamos de cada vez mais, precisamos ser constantemente distraídos, entorpecidos.
Por isso a meditação hoje é mais importante do que nunca, e quando eu falo de meditação não estou falando de visualizar uma esfera branca, ou de parar a mente, nenhuma dessas coisas, meditar é simplesmente observar, olhar sem nenhum padrão, sem nenhuma técnica, é ver a si mesmo e estar em contato consigo, se ouvir e se compreender.
Meditação não é um exercício a ser praticado, não é uma técnica que você tem de seguir a risca, meditar é sentar-se em silêncio e observar atentamente esses pensamentos que passam pela mente, ver todas essas impressões que ficaram registradas na memória, para enfim poder descascar camada após camada até chagar ao núcleo, que é a essência do nosso Ser.
E a nossa essência está lá escondida, esquecida no meio de todas essas impressões externas, das propagandas, a ponto de nos confundirmos com aquilo que adquirimos no meio em que vivemos, poucos são os que se conhecem de verdade, devemos nos perguntar: o que eu realmente amo? Com o que eu quero ocupar o meu tempo? O que eu quero fazer da minha vida? Quem sou eu de verdade?
André Oliveira é professor de meditação em Porto Alegre desde 2004 e um dos fundadores da escola de desenvolvimento humano no Sítio Colina Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário