Passar de uma atitude ativa para uma atitude passiva é fundamental para o processo de introspecção, de voltar-se para dentro, de observar-se sem julgamentos. Manter-se passivo não significa indiferença ou uma fuga da ação, na verdade é somente através desse estado passivo que nos habilitamos à correta ação.
É importante salientar que nesse estado passivo deve haver vigilância constante, é o paradoxo da meditação: precisamos nos manter simultaneamente relaxados e vigilantes.
Retomar o equilíbrio entre manter-se ativo e manter-se passivo é o que nos possibilita não reagir inconscientemente ao mundo. Deve-se desenvolver a paciência e a capacidade de parar e saber o momento em que devemos penas observar o acontecimento das coisas sem fazer nada e o momento certo para agir.
Tomar consciência da situação completa antes de tomar uma atitude é agir com consciência, isso é correta ação, o contrário é reagir impulsivamente diante do acontecimento das coisas. É preciso parar e observar como as coisas são antes de tomar qualquer atitude, é preciso sabedoria.
André Oliveira
Copirigth2012Yogazen
Nenhum comentário:
Postar um comentário