As obras deste Blog são de propriedade do Yogazen. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar desde que seja dado o crédito da obra ao autor original, que seja citada a autoria e o endereço deste Blog. Você não pode alterar, transformar, modificar a ordem destes textos ou copiar imagens.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Observe a outra metade do universo

Meditar é um movimento de reencontro consigo mesmo, é um voltar-se para si mesmo: observar-se e escutar-se. Vivemos com nossa atenção unicamente voltada para o mundo exterior e raramente olhamos para dentro onde se encontra um vasto e amplo universo interior.

Deve-se desenvolver a capacidade de perceber claramente tanto o universo exterior quanto o universo interior, reconhecer os mecanismos da mente, em outras palavras, reconhecer a forma como nós reagimos internamente diante dos fatos exteriores.

Esse percebimento pleno tanto dos aspectos externos quanto dos aspectos internos provoca uma revolução, percebemos que de fato não existe fora ou dentro, externo ou interno, é tudo um só universo. Não há um observador e algo observado, tudo apenas é, essa percepção é simbolizada por palavras como: equilíbrio, integração, união, samadhi, yoga.

Ao ler esse texto observe suas próprias reações, físicas ou mentais, escute o que a mente aprova e desaprova, o que a agrada e desagrada. Comece a reconhecer os pensamentos que se repetem ou os prejulgamentos, isso é de fato Swadhyaya, ou autoestudo.

André Oliveira

Copirigth2012Yogazen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEDITE

MEDITE
Pare e sente um pouco sentindo o silêncio dentro de você através do qual tudo flui, essa parte em ti que esta em paz.